segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A temperatura do planeta

Moro em uma linda ilha oceânica. Vejo das minhas janelas o Oceano Atlântico, tantas vezes queira. Desde que aqui cheguei usufruí de um clima tropical amenizado pela brisa suave que nos envolvia durante todo o dia.
As coisas mudaram e mais precisamente nos últimos oito anos.
São Luís, não é mais aquele paraíso de temperaturas suaves. Sofremos uma brutal mudança. Desde as sete da manhã sentimos o implacável calor solar que nos agita e incomoda ao ponto de nos tornarmos refens dos aparelhos de ar condicionado. É verdade que continuo resistindo a esse hábito em casa, mas no trabalho é imprescindível.
Sem dúvida as mudanças climáticas que estão afetando o planeta nos atingem em cheio. Somos algozes e vítimas de nós mesmos. Nossa ilha é um exemplo de urbanização desequilibrada. Nas três últimas décadas a cidade cresceu absurdamente, devastando as áreas sem quaisquer critérios de preservação do patrimônio natural equilibrado. As áreas de mangue que nos faziam um cinturão verde foram invadidas e aterradas. Os novos bairros cresceram sobre rios e igarapés, matando todos os olhos-d'água a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário